Telas nas janelas!

Se você mora em apartamento, não importa o andar, as redes de proteção em todas as janelas são necessárias. Sim, os gatos caem. Eles se empolgam com pássaros, borboletas ou escorregam. E são muitos, muitos as quedas todos os dias.

Tem gente que acha as redes esteticamente feias ou então diz que se sente numa prisão. Tudo isso é muito pequeno, muito pouco, para quem realmente ama o seu gato. Não existem desculpas para não instalar as telas:

Tenho gatos há 10 anos e eles nunca caíram.
Não caíram até hoje, mas você vai esperar algum deles despencar para tomar uma providência?

Ronron foi resgatada pelo Adote um Gatinho depois que seu dono a descartou. Ela caiu da janela e, toda quebrada, não prestava mais. Ronron morreu nos braços da Susan, uma das fundadoras da ONG, depois de ser operada, tratada, alimentada na boca de hora em  hora. Ela teve 1 costela, 3 patas e a bacia quebrada, além de perdido os bebês que carregava na barriga.



No meu quarto não tem tela, mas meu gato não tem acesso.
E se você um dia esquecer a porta aberta, você pode garantir que nunca vai esquecer a porta aberta? Você pode garantir que seu gato não vai aprender a abrir portas?


Na basculante do banheiro não precisa, fica no alto.
Ah, mas isso não é verdade MESMO.


Ana Maria, dona de 5 gatos lindos, passou por isso. Tinha o apartamento inteiro telado, menos a basculante do banheiro. Até que um dia ela recebeu um telefonema do porteiro, falando que uma de suas gatas estava no chão.



Por sorte, Toninha não morreu...

Relato da Ana Maria:

"Ainda estou em estado de choque, e aproveitando esse momento estou escrevendo pra alertar a todos que como eu tem gatos e janelas basculantes sem rede de proteção.

3ª feira dia 09/08/11 estava trabalhando quando o porteiro me liga dizendo: "Dona Ana, sua gatinha caiu pela janela do banheiro e está lá toda ensanguentada, mas parece que ainda está respirando"...Eu moro no 6º andar! Entrei em pânico por achar que ela não sobreviveria e também por saber que a culpa era minha, claro, ter gatos e janelas sem rede não combina. Na hora eu estava longe, não tinha ninguém no prédio que pudesse socorre-la, não tinha nenhum veterinário perto de casa que pudesse fazer o resgate, foi uma tremenda agonia saber que a "pobrezinha" estava agonizando.

Depois de meia hora tentando achar alguém, liguei pra Susan do AUG, e Graças a Deus ela pôde correr pra minha casa naquela hora pra socorrer a Toninha!

Por um milagre minha princesinha "Toninha" sofreu apenas ferimentos leves e teve um sangramento no pulmão, ficou internada na UTI somente um dia, foi um milagre mesmo.

Meu apartamento é todo telado, mas a janela basculante do banheiro social não é, na época que mandei telar a empresa me informou que naquela janela não seria possível colocar rede e eu não questionei.

Quando via meus gatos, são 5, na janela sem rede eu mandava descer, pois ficava com medo do pior acontecer, mas nada de procurar uma solução pra janela, esperei o pior...Hoje cedo veio aqui em casa uma outra empresa que coloca sim rede em janelas basculantes e agora tudo está protegido. Mas precisava chegar nesse ponto? Pois é, gente, não espere seu bichano cair pra tomar providencias como eu. O que eu senti não desejo pra ninguém, seja um adotante consciente, proteja tudo!

E pra quem mora em andar baixinho e acha que não precisa telar, por favor, leia essa matéria:

http://super.abril.com.br/mundo-animal/gatos-sempre-caem-pe-620265.shtml"


Não adianta, se quiser adotar com o Adote um Gatinho, é melhor telar. Caso contrário a adoção não acontecerá.

No começo da ONG, cometemos o erro de confiarmos nas pessoas. Elas diziam que iam manter tudo fechado, que iriam colocar as telas na semana seguinte e histórias assim. E então, aos poucos, começamos a receber notícias de que alguns dos nossos gatinhos tinham tido um final trágico: a empregada que esqueceu uma fresta aberta, um gato que aprendeu a abrir a janela, uma mentira de que ia acontecer a instalação e tudo escancarado.

Em 2005, a adotante Kelly mentiu pra gente, dizendo que iria colocar as redes. Isso nunca aconteceu e o resultado? Melancia, um gato que cuidamos com muito carinho, morreu.



Foi aí que decidimos ser mais criteriosos e adotar o "tudo ou nada": se você quer um gato nosso, coloque as redes, a gente verifica, se estiver tudo ok o gatinho é seu. Podemos perder muitas adoções por sermos tão rigorosas, mas sabemos que nossos gatos estão em boas mãos, porque quem ama de verdade não se importa em instalar as redes e é de pessoas assim que queremos nos aproximar. As demais não nos interessam.

 


EMPRESAS QUE INSTALAM TELAS

Esta é apenas uma lista para ajudar quem busca o serviço.
O Adote um Gatinho não têm vínculo com nenhuma delas e não se responsabiliza pelo trabalho das mesmas.

Importante: ao agendar a instalação, explique que as telas são para gatos. A trama não deve ser superior a 5 cm e a rede deve ficar bem esticada.



Acompanhe a instalação. Se o instalador deixar "barriga" entre um gancho e outro, peça para reinstalar.

Vitrôs e basculantes podem e devem ser telados por dentro.

 






APARTAMENTOS

 APARTAMENTOS, CASAS E QUINTAIS COM ESTRUTURA