Câncer de pele

Saiba mais sobre esta doença que acomete, em sua maioria, gatos de pelagem clara

""

Tic viveu muitos anos abandonada num antigo casarão. Resgatada pelo Adote um Gatinho, passou por um check-up geral. As feridas que ela tinha na orelha, debaixo dos olhos e no focinho chamaram a atenção.

A veterinária do site, Dra. Angélica Lang Klaussner, recomendou biópsia e o resultado não foi nada animador. Sim, câncer. Tic, uma gata de cor clara e com predisposição genética, desenvolveu o temido câncer de pele.

Abandonada e arisca, Tic nunca teve um dono que pudesse perceber que algo não estava certo e levá-la ao veterinário, mas você pode observar o seu gatinho e tratá-lo rapidamente caso a doença seja diagnosticada.

As feridas geralmente aparecem em lugares com poucos pelos, ou seja, no nariz, nas pálpebras e pontas das orelhas, como no caso da Tic. Gatos brancos ou de pelagem clara estão mais sujeitos a desenvolver câncer de pele. Por isso, é importante que donos de gatos brancos ou com partes claras fiquem atentos a qualquer sinal de ferida e tomem alguns cuidados preventivos.

Gatos claros não devem ficar expostos ao sol entre as 10h e 16h.

Tic precisou amputar uma orelhinha. Depois, iniciou-se o tratamento e foi necessária a retirada de um dos olhinhos. Em seguida, Tic passou por seis sessões de quimioterapia.

Não deixe de consultar rapidamente um veterinário caso note alguma ferida no seu gatinho

Voltar